A Comissão de Urbanismo, Obras, Serviços Públicos e Meio Ambiente aprovou hoje (14) o projeto de lei que faltava para autorizar a Prefeitura a doar à União a área necessária para a ampliação do aeroporto Lauro Carneiro de Loyola. Quatro projetos que tratam desse assunto já haviam sido aprovados nas comissões técnicas na semana passada.
O Projeto 24/2015 segue agora para a Comissão de Finanças, Orçamento e Contas do Município. Depois ele segue para votação em Plenário, assim como os demais projetos que tratam da doação de áreas.
O projeto aprovado hoje em Urbanismo autoriza a transmissão de um terreno de 12 mil metros quadrados. A área total que a prefeitura quer repassar para a União é de 130 mil metros quadrados. Ela vai ficar sob administração da Infraero, e as obras estão previstas para serem realizadas em 20 anos.
Obras no aeroporto
A principal obra é a ampliação da pista aeroportuária, que demanda desvio da rua Dorothóvio do Nascimento e do curso do rio Cubatão. Com os desvios, a pista deve chegar a 1700 metros. Atualmente são 1640 metros. Nessa ampliação constam também obras de reforço da pista, além da criação de áreas de segurança de 300 metros e de 150 metros nas cabeceiras.
Entre as obras previstas estão também a construção de um novo terminal de cargas; de um novo pátio para o estacionamento de aeronaves; de melhorias nas pistas de ligação entre hangares e pistas de pouso e decolagem; e de um prédio para abrigar o pessoal que trabalhará na contenção de incêndios.
Leia outras notícias sobre o assunto:
Urbanismo aprova doação de terrenos para ampliação do aeroporto
Doação de terrenos para ampliação do aeroporto aprovada em Finanças