A Comissão de Urbanismo debateu nesta terça-feira (2) a cobrança de estacionamento pelo Complexo Expoville aos frequentadores do Centro Comercial da Expoville. De acordo com o vereador Adilson Girardi (SD), munícipes relataram que o estacionamento estaria sendo cobrado também das pessoas que fazem compras no Centro Comercial.
De acordo com a Secretária de Cultura e Turismo, a concessão à empresa privada do Complexo Expoville foi feita em 2012, e não abrange o Centro Comercial da Expoville. O acesso ao Centro Comercial, entretanto, se dá atualmente apenas pelo portão principal do Complexo Expoville e não há vagas de estacionamento específicas para quem vai ao Centro Comercial.
Segundo a representante do Centro Comercial da Expoville, Maria Conceição, a cobrança do estacionamento do Complexo Expoville é abonada para quem faz compras no Centro Comercial, bastando se identificar na entrada do estacionamento para receber um ticket de estacionamento específico do Centro Comercial, que então tem o valor isentado quando carimbado nas lojas.
O gerente da Unidade de Turismo e Eventos da Secretaria de Cultura, Douglas Hoffman, afirmou que a secretaria, como gestora do contrato, faz cumprir o que está previsto na legislação e no contrato firmado com a empresa privada detentora da concessão.
Preço
A vereadora Tânia Larson aproveitou o assunto para questionar sobre o valor de estacionamento cobrado no Complexo Expoville quando há eventos, como a Festa das Flores ou Festa do Trabalhador. De acordo com o administrador do Complexo Expoville, Luciano Coradi, o cálculo do valor é feito em relação ao número de horas de duração dos eventos.
“Geralmente é cobrado o valor de R$ 15, levando em conta que esses eventos têm cinco horas de duração ou mais, e as famílias vão para passar um período longo do dia”, afirmou. Ele garantiu que o espaço do estacionamento conta com vigilância.