O requerimento de Deckmann, aprovado pela comissão, buscava esclarecimentos sobre a existência de uma política pública efetiva para a limpeza dos cursos tanto da área urbana quanto da área rural. De acordo com o vereador, esse trabalho diminuiria as enchentes, o que, na avaliação dele, têm prejudicado cada vez mais pessoas.

O vereador também questionou a existência de um plano de desassoreamento do Rio Cachoeira, que corta a área urbana de Joinville por 14 quilômetros. Secretário de Infraestrutura, Jorge Correia de Sá afirmou que, para o Cachoeira, no momento, não há nada elaborado. Entretanto, o secretário disse que está fazendo uma “série de estudos”, além da implementação de outras tarefas.

Para o secretário, o Cachoeira “é um assunto que certamente será discutido”, pois é “um item importante”. Ele ainda comentou que, quando assumiu a pasta, primeiro deu continuidade aos projetos que já estavam em andamento e que a partir de agora fará a elaboração de novas providências.

Comissão de Urbanismo

Alta demanda

Segundo informações apresentadas pelo engenheiro Fabiano Lopes de Souza, servidor da Seinfra, a pasta tem um setor específico, a Unidade de Drenagem, que é responsável por “uma demanda expressiva de trabalho de limpeza” dos 88 quilômetros de canais, 51 quilômetros de rios e dos 300 quilômetros de valas em Joinville. Fabiano afirmou que, por conta de existir a necessidade de um trabalho constante, a Seinfra possui contrato com uma empresa especializada. Conforme Fabiano, a maior dificuldade é a limpeza dos trechos canalizados, que somam 40 quilômetros dentro da cidade.

Durante as respostas do requerimento de Deckmann, Jorge Correia de Sá e Fabiano Lopes de Souza destacaram que a Prefeitura fará investimentos nos rios Itaum-Açu e Bucarein, que segundo eles, possuem canais que “não suportam mais a vazão”. Outro rio citado pela Seinfra foi o Águas Vermelhas, entre o Vila Nova e o Morro do Meio, que receberá um processo de desassoreamento, que consiste na remoção dos materiais que ocupam o leito, aprofundando sua calha.

Os representantes da Seinfra não citaram datas, somente afirmaram que as ações serão realizadas em breve.


Texto
Jeferson Luis dos Santos
Fotos
Mauro Artur Schlieck
Edição
Felipe Faria


Se você quer fazer uma correção, sugestão ou crítica, envie um e-mail para felipe.faria@cvj.sc.gov.br.

Deixe um comentário