Programas municipais de incentivo à leitura foram pautados na comissão de Educação, que se reuniu na manhã desta quinta-feira (30) na sala das comissões. Os vereadores receberam representantes da Fundação Cultural, do conselho municipal de política cultural e do instituto cultura e educação.

O encontro reforçou a intenção em se desenvolver programas municipais para fortalecer o hábito da leitura e facilitar o acesso do cidadão aos livros. Neste sentido, as discussões orbitaram o projeto de lei nº 57/11, de autoria do vereador Manoel Bento. O parlamentar solicita que a Feira do Livro, que vai para sua 10º edição no próximo ano, seja incluída no calendário oficial de eventos da cidade, ou seja, assegura mais recursos para a realização da feira. “É uma ação importante para a realização do evento. Atualmente, a Feira do Livro de Joinville é o maior evento literário de Santa Catarina”, destaca Sueli Brandão, organizadora da Feira do Livro.

No entanto, a lei nº 7258/12, sancionada este ano, Institui o Plano Municipal de Cultura de Joinville. Para assegurar a realização da feira e expandir os programas de incentivo à cultura, os vereadores Adilson Mariano e Dalila Leal recomendaram que o PL nº 57/11 seja retirado da pauta e que a Prefeitura, junto com os conselhos locais, desenvolvam o Plano Municipal de Literatura, Livro e Leitura.

Foto de Sabrina Seibel

Deixe um comentário