O tema da reunião desta quarta retomou a conversa iniciada em 24 de fevereiro. Naquela ocasião, a secretária Fabiane Cardoso explicou que não era possível simplesmente retirar as pessoas da rua e descartou a implantação de uma “política higienista” para moradores de rua em Joinville.

Ontem, na tribuna do plenarinho, Fabiane fez esclarecimentos sobre a estrutura que o município tem para atender quem está na rua. Ela apontou dificuldades para atender a imigrantes, principalmente os venezuelanos, que ingressam no Brasil sem visto de permanência, e voltou a pedir que pessoas não ajudem financeiramente quem pede ajuda em semáforos.

A secretária voltou a destacar que não é a favor de políticas higienistas e disse que é necessário “lutar contra aquele que não quer nada com nada”. Com relação à campanha contra ajuda financeira nos semáforos, Fabiane esclareceu que há um material em processo de confecção.

Questionando o pagamento de programas assistencialistas, o vereador Ascendino Batista disse estar indignado ao ver que “moradores em situação de rua estão tendo mais mérito que o cidadão que trabalha dia após dia”. Além de questionar o pagamento de bolsa família, o presidente da comissão também criticou o pagamento do auxílio emergencial por parte do governo federal para os moradores em situação de rua. “A maioria é viciada, usa drogas, bebe. Não acho que seria algo correto o morador de rua ter o benefício hoje”, afirmou.

Sobre o tema, Fabiane esclareceu que a análise para o pagamento desse auxílio foi feita por Brasília e não por Joinville. Informações detalhadas sobre o pagamento do auxílio emergencial para moradores em situação de rua serão encaminhadas para a comissão após levantamento do Centro Pop.

No mesmo tom do posicionamento do presidente da comissão, o vereador Brandel Junior (Podemos) enfatizou que é necessário amparar quem está na rua. Criticou, todavia, medidas que, na opinião dele, facilitam a ida para a rua de “pessoas que não têm compromisso com nada”.

Covid-19

Fabiane informou aos vereadores que a secretaria reportou dois casos de Covid-19 entre moradores de rua em Joinville. Ela contou que a Secretária de Saúde foi acionada, abordou e encaminhou os casos para cuidados. De acordo com Fabiane, as duas pessoas estão bem.


Texto
Jeferson Luis dos Santos
Fotos
Mauro Artur Schlieck
Edição
Felipe Faria


Se você quer fazer uma correção, sugestão ou crítica, envie um e-mail para felipe.faria@cvj.sc.gov.br.

Deixe um comentário