Os vereadores da Comissão de Proteção Civil e Antidrogas receberam hoje representantes das polícias militar, civil e federal e do Sindicato dos Bancários de Joinville para discutir o Projeto de Lei nº 39/2014, de autoria do vereador Jaime Evaristo, que “dispõe sobre a obrigatoriedade de as agências bancárias dispponibilizarem agentes de segurança privada junto aos terminais de caixas eletrônicos”.
O coronel Benevenuto Chaves Neto, da Polícia Militar, disse ser favorável ao projeto, uma vez que a utilização dos caixas eletrônicos é uma necessidade da população.Para ele, a presença de um segurança treinado nas agências irá fazer frente a “olheiros” que rodam saídas das agências. Maximilian Rodrigues, da Polícia Federal, acompanhou o posicionamento de Chaves.
Na opinião do delegado regional de Polícia Civil de Joinville, Dirceu Silveira Júnior, é necessário que haja um padrão para o funcionamento dos serviços de segurança.
Jose Ilton Belli, presidente do Sindicato dos Bancários, declarou ser favorável a “tudo que for para somar à segurança”.
Para o vereador Cláudio Aragão, presidente da comissão, os convidados trouxeram outra visão para a discussão. Os parlamentares ficaram satisfeitos com os argumentos dos convidados. Aragão também informou que conversará com o vereador Jaime Evaristo sobre a possibilidade de fazer uma audiência pública para ampliar a discussão do assunto com a população.