Os vereadores da Comissão de Saúde receberam ontem a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Aline Costa da Silva, que falou sobre as ações da Prefeitura para prevenir nos munícipes contra o vírus Ebola.
Dentre as ações já executadas, segundo a coordenadora, estão videoconferências com a Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina e o Ministério da Saúde, reuniões com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária para discutir a entrada de pessoas em Joinville via portos e aeroportos da região, a elaboração de uma nota técnica sobre o tema e a criação e distribuição em empresas e hospistais de materiais explicativos.
Aline da Silva disse, ainda, aos vereadores, que foram comprados equipamentos de proteção individual para os profissionais dos PA e do Hospital Municipal São José. Paralelamente, a Vigilância Epidemiológica tem feito também reuniões e pactuações com empresas parceiras envolvidas, dentre as quais a Engepasa Ambiental e funerárias.
No Brasil, o Ministério da Saúde passou a medir no último dia 31 a temperatura de passageiros que chegam dos países mais afetados pelo vírus Ebola, que são Guiné, Serra Leoa e Libéria. A doença é transmitida através de contato direto com o sangue, secreções, órgãos ou outros fluídos de animais ou pessoas infectadas.