A Câmara de Vereadores de Joinville celebrou hoje, ao longo de uma sessão solene realizada neste fim de tarde, início de noite, os 163 anos de fundação do município e também o Dia Internacional da Mulher, outorgando neste ano a uma dezena delas a Medalha Mulher Cidadã Joinville Justina Rosa Fachini. Esta homenagem, de acordo com o Regimento Interno, deve ocorrer sempre no dia da última sessão antes do festivo 9 de março.

Cada bancada indicou uma homenageada. O PSDB, Maria Pereira; o PP, Lilian Rachel Colin Gomes; o PSB, Roseli dos Santos Accacio; o PSD, Neide Lilian Couto de Medeiros; o PDT, Zelândia Thomazi Bratti; o PT, Adelina Dalmônico; o PMDB, Laura Soares; o PSC, Ivone de Souza; o PPS, Maria Aparecida Bueno; e o Solidariedade, Maria das Dores Silveira. Foi o reconhecimento pelo trabalho prestado no município, especialmente nas áreas da saúde, da educação ou da assistência social.

Os vereadores representantes das bancadas alternaram-se na tribuna ao longo de quase duas horas para destacar os méritos de cada uma das “mulheres guerreiras”, termo pronunciado inúmeras vezes ao longo da cerimônia. Até por isso, os 163 anos de Joinville ficaram como coadjuvantes.

Ainda assim, vereadores, como Odir Nunes e João Carlos Gonçalves, destacaram a pujança econômica do município e as perspectivas de crescimento da cidade. Gonçalves lembrou, ainda, da importância que cada cidadão desempenha na luta diária por tornar a cidade melhor para se viver. E disse que, no caso específico dos agentes públicos, como os vereadores, o esforço deve ser dobrado. “Não terá valido a pena esta jornada de quatro anos, se, ao final dela, vermos que não conseguimos agregar algo melhor para Joinville. Por isso, temos que continuar trabalhando firmes e fortes, dia e noite, pois os desafios que temos pela frente são muito grandes”, afirmou.

Acompanhe abaixo alguns dos principais momentos da sessão solene terminada há poucos instantes, por meio dos registros da repórter fotográfica Sabrina Seibel.

Deixe um comentário