A Câmara de Vereadores de Joinville recebeu hoje a visita da Associação para Integração Social de Crianças e Adultos Especiais (Apiscae). Os alunos da instituição conheceram a Câmara e assistiram uma palestra sobre as funções do legislativo municipal.
A visita faz parte do projeto Conhecendo o Legislativo, que permite que estudantes da rede pública e privada de ensino de Joinville conheçam a Câmara de Vereadores. Os jovens estiveram no Plenário e conheceram a galeria de fotos dos ex-presidentes da Câmara e a galeria de fotos das vereadoras mulheres.
A Apiscae é uma instituição que atende crianças, jovens e adultos com deficiência intelectual. Os jovens e adultos atendidos pela instituição são preparados para entrar no mercado de trabalho. “Temos parceria com várias empresas e instituições que oferecem vagas nos seus quadros de funcionários”, afirmou a psicóloga da Apiscae Maristela Ribeiro Saturno, que lembrou que a Câmara de Vereadores de Joinville é uma das instituições que oferece vagas de estágio para jovens da Apiscae.
De acordo com a psicóloga, a visita foi importante para os alunos. “Na associação nós trabalhamos a tomada de decisão, a cidadania, a construção de leis e o processo eleitoral, o que culminou nessa visita. Vários aspectos com relação a isso foram explicados para eles. Eles inclusive fizeram várias perguntas”. Segundo a psicóloga, o trabalho da Câmara influi muito na vida das crianças, jovens e adultos atendidos pela instituição. “Por serem pessoas com deficiência, eles são protegidos pelas leis e utilizam muito os serviços públicos”, afirmou. Essa foi a primeira visita na Câmara para muitos jovens da Apiscae.
A aluna da Apiscae Daniela Cristina Mariati, de 22 anos, disse que a palestra na Câmara trouxe informações novas para ela. “Gostei de conhecer um monte de coisas aqui que eu não sabia”, disse. A jovem frequenta a Apiscae e trabalha em seu segundo emprego, que conseguiu pela instituição.
Foto de Daniel Tonet