Fundador da Comunidade Católica Arca da Aliança, o diácono Elias Dimas dos Santos é o novo cidadão honorário de Joinville. Ele recebeu o título outorgado pela Câmara de Vereadores hoje, em sessão solene proposta pelo vereador Cláudio Aragão, e terminada há poucos instantes no plenário.

Diácono Elias, como é chamado, tem 53 anos e é natural de Camboriú. Ele veio para Joinville ainda adolescente. Em 1981, entrou para a Renovação Carismática, movimento na igreja católica surgido nos Estados Unidos, na década de 1960, que prega um pensamento mais ecumênico, ainda que dentro dos dogmas do catolicismo romano.

Cinco anos depois – já em Joinville – fundava a Arca da Aliança, com o objetivo de “evangelizar crianças, jovens e famílias de forma criativa, com uma espiritualidade cristã saudável, que ajude no crescimento integral da pessoa humana”. Hoje, a congregação conta com cerca de 600 membros nos estados de Santa Catarina, Minas Gerais, Bahia e, em breve, também no Paraguai.

O novo cidadão honorário destacou-se na comunidade joinvilense também pela fundação da Casa de Acolhida Marta e Maria, uma obra social que recebe peregrinos e familiares de pessoas que fazem tratamento médico em Joinville e não têm onde ficar. Ainda no aspecto social, Elias é membro da Pastoral Carcerária na Diocese de Joinville, grupo que não visa somente à assistência espiritual, mas também social e moral dos detentos e das suas famílias, resgatando-os para os valores humanos, educando-os para a fé e reinserindo-os na sociedade.

O vereador Cláudio Aragão enalteceu o trabalho social (especialmente na Pastoral Carcerária) e espiritual desenvolvido por Diácono Elias ao longo dos últimos 28 anos. Assim também o fizeram o prefeito Udo Döhler e os vereadores Fábio Dalonso, Pastora Léia, João Carlos Gonçalves e Mauricinho Soares, que também prestigiaram a cerimônia. O vereador Maurício Peixer, em viagem, gravou uma mensagem ao seu amigo diácono.

Emocionado, Elias chamou de “milagre da vida fraterna” o recebimento do seu título. “A grande conquista da Comunidade Arca da Aliança é ser repleta de amigos, é a amizade, é viver em comunidade e multiplicá-la”, justificou. Bem humorado, o homenageado da noite disse que, agora, o povo de Camboriú vai se sentir “enciumado” com sua nova “certidão de nascimento”.

Foto de Sabrina Seibel

Deixe um comentário