A professora russa da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, Galina Kravchenko, é a mais nova Cidadã Honorária de Joinville. Ela recebeu o título em sessão solene realizada hoje no Teatro Juarez Machado.
A homenagem foi proposta pelo vereador Rodrigo Fachini, e aprovada em plenário por todos os vereadores no começo de maio. Segundo Fachini, esta é a forma mais honrosa que o parlamento municipal tem para reconhecer o trabalho de Galina Kravchenko.
“A senhora é um exemplo de dedicação, força e amor à dança. Receba esse título com amor e respeito. É um reconhecimento por sua grande de alma bailarina. Temos muito orgulho em considerá-la nossa irmã joinvilense”, disse Fachini.
Após o discurso do proponente, sucederam-se as homenagens de outras autoridades, como as do senador Luiz Henrique da Silveira, um dos responsáveis pela vinda da Escola do Teatro Bolshoi para Joinville, e do presidente da Câmara de Vereadores de Joinville, vereador João Carlos Gonçalves.
Mas o discurso mais esperado foi o de Galina, que falou um pouco da carreira de 21 anos na dança, falou da família, e do sentimento que tem por Joinville. Acompanhe:
“A vida de uma bailarina é interessante. Dançar nos palcos por 21 anos é uma felicidade. Criar papéis, dar cor aos figurinos para compor os personagens e participar de turnês por cinco continentes, tudo isso é muito gratificante. Esses 21 anos passaram num piscar de olhos. Tive muita sorte de continuar na dança, graças à abertura do Bolshoi Brasil, idealizado por meu querido marido. Encontrei nos meus alunos a minha segunda vocação. O talento e o amor deles pelo balé me dão incentivo à vida. Joinville acolheu-me. E fez eu me sentir em casa. Aqui, eu construí uma parte de minha vida. Hoje, sou metade russa, metade brasileira. A escola do Bolshoi em Joinville salvou minha vida. Sinto-me profundamente lisonjeada em receber uma homenagem dessa magnitude”.
Galina Kravchenko nasceu em Moscou, na Rússia. Formou-se na Escola Coreográfica Acadêmica de Moscou. Por 21 anos, foi solista do Teatro Bolshoi de Moscou. Dançou todo o seu repertório com grandes mestres russos. Foi casada com um dos principais solistas do Teatro Bolshoi de Moscou e também idealizador da Escola Bolshoi no Brasil, Aleksander Bogatiriev, que morreu em 1998, vítima de enfarto.
Ela Participou de turnês pela Europa, América do Sul, Estados Unidos, África e Ásia. Dançou em Concertos de Gala com grandes nomes, dentre os quais Rudolf Nureyev. Foi diplomada no curso superior de dança do Instituto Estatal de Artes Cênicas de Moscou (G.i.t.i.s.), especializando-se em direção de balé. Desde 2000, é professora residente da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, nas áreas de “Dança a Caráter”, “Repertório” e “Clássico”. Em 2007, remontou para a instituição o Ballet Chopiniana. Atua também como ensaiadora nas principais obras da Escola: Grande Suíte do Ballet Don Quixote, Suíte do Ballet Quebra-nozes, Príncipe Igor, Raymonda e Giselle.
[widgetkit id=30]
Com colaboração de Bruna Horvath
Núcleo de Comunicação da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil