Hoje (30) ocorreu sessão especial de homenagem lembrando os 80 anos do Centro Educacional Conde Modesto Leal e os 35 anos da Associação Joinvilense de Integração dos Deficientes Visuais (Ajidevi). Também ocorre homenagem póstuma ao ambientalista Sérgio Luiz Dall’acqua, falecido em maio do ano passado, aos 62 anos.
Conde Modesto Leal
Fundado pelo padre Alberto Kolb, o centro educacional atende hoje mais de 600 alunos, nos períodos matutino, vespertino e integral. O ensino é voltado a crianças entre 4 e 10 anos. A homenagem foi proposta pelo vereador James Schroeder (PDT).
Ajidevi
A instituição trabalha para reabilitar portadores de deficiência visual a atividades rotineiras, por meio de educação e de inclusão no mercado de trabalho. A Ajidevi conta com 22 funcionários e 70 voluntários, além de sede própria para atender aos deficientes visuais de Joinville. A homenagem é do vereador Rodrigo Fachini (PMDB).
Sérgio Luiz Dall’Acqua
O ambientalista e advogado Sérgio Luiz Dall’Acqua foi presidente da Associação de Preservação e Equilíbrio do Meio Ambiente (Aprema). Ele nasceu em Encantado (RS). E serviu o Exército no Regimento de Cavalaria de Guardas Dragões da Independência, em Brasília. A homenagem foi proposta pelo vereador Manoel Bento (PT).
Texto: Jornalismo CVJ, por Sidney Azevedo / Foto: Nilson Bastian