Logo após a abertura da sessão, o tempo destinado aos partidos, o debate político e as votações ficaram de lado. Quem acompanhou a sessão assistiu a todos os vereadores usarem a tribuna para, além de parabenizar os profissionais da saúde, externarem solidariedade a amigos e familiares das vítimas. Os parlamentares também falaram sobre a necessidade de manter os cuidados de prevenção.
Vestidos de branco em homenagem aos profissionais da saúde, os vereadores também discursaram sobre a importância da vacina para a retomada das atividades econômicas. Presidente da CVJ, Maurício Peixer (PL) agradeceu aos profissionais da saúde que lutam pela vida dos joinvilenses. Para Peixer, “através das boas políticas e boas ações” os vereadores auxiliam os profissionais de saúde a salvar vidas.
O prefeito de Joinville destacou os investimentos do município para ampliar a capacidade na luta contra as diferentes variantes da covid-19. “Estamos enfrentando a doença e mantendo a economia aberta para resguardar o máximo de empregos e, ao mesmo tempo, atendendo a todos os casos graves que estamos recebendo. Foi dessa forma que nos comprometemos a seguir adiante”, justificou.
Homenagens
O médico Alexandre Baumer e a enfermeira Aline Rosana Lopes, que atuam na rede pública de saúde do município, estiveram no plenário representando todos os profissionais da rede joinvilense. Chamados de “heróis” pelo prefeito Adriano Silva e por Mauricio Peixer, eles trouxeram relatos da desgastante rotina de trabalho em virtude da pandemia.
Na tribuna, Aline enalteceu a importância da conscientização da população. Ela refletiu que de nada adianta ter milhares de respiradores na estrutura do sistema de saúde se as pessoas não fizerem a parte delas. “Respeitam as regras e o distanciamento social”, pediu a enfermeira.
Alexandre Baumer contou aos vereadores detalhes das dificuldades e das vitórias neste período de um ano de pandemia. Baumer relatou que as demais doenças não deixaram de aparecer e fizeram os profissionais de saúde se desdobrarem com a pandemia. Segundo ele, a demanda por oxigênio aumentou mais de 20 vezes com a pandemia. Com relação ao poder destrutivo do novo coronavírus, Baumer informou que 46% dos pacientes graves da covid-19 morrem.
Pedido de desculpas
O secretário de saúde, Jean Rodrigues da Silva, reforçou a mensagem para que a população cumpra as regras de cuidados (distanciamento, uso correto de máscara e higienização constante das mãos) e pediu desculpas pelas vidas que não foram salvas, situação que ele fez questão de salientar que não aconteceu por falta de esforço dos profissionais da saúde.
- Texto
- Jeferson Luis dos Santos
- Foto
- Mauro Artur Schlieck
- Edição
- Felipe Faria