O projeto apresentado pelo vereador Fábio Dalonso para facilitar a ida de professores a cinemas, teatros e shows foi aprovado em 1º turno na sessão de ontem. O texto será votado de novo em dez dias, para, então, seguir para a sanção do prefeito Udo Döhler. O projeto é semelhante ao da lei que já concede o direito aos estudantes.
De acordo com a proposta, terão direito ao benefício os professores de ensino fundamental, médio ou superior de instituições públicas ou privadas, que apresentem comprovante de rendimentos atualizado e documento de identificação.
Segundo Dalonso, a inspiração para a criação do projeto vem do fato de “o professor ser o maior embaixador da cultura”, em suas palavras. O vereador destaca que os eventos culturais representam obras para auxiliar o professor em busca de conhecimento e informação para repassar tanto em sala de aula quanto fora dela.
Para os que questionam se haverá um impacto financeiro negativo no caixa dos estabelecimentos impactados pela lei, Dalonso explica que 10% do espaço físico do estabelecimento será destinado aos professores. Em um local que comporta 300 pessoas, 30 ingressos seriam dos professores.