A Defensoria Pública de Santa Catarina (DPE-SC) usou hoje a Tribuna Livre para apresentar o trabalho realizado em Joinville. De acordo com o coordenador da DPE-SC em Joinville, Djoni Luiz Gilgen Benedete, o objetivo da defensoria é fazer com que os cidadãos consigam seus direitos.
Segundo ele, questões familiares, como inventários e divórcios, representam mais da metade da demanda pelos serviços da defensoria. Djoni destacou ainda infância e juventude, judicialização de pedidos de remédios no SUS e de falta de vagas em creches como atuações frequentes da DPE.
A DPE-SC foi instalada em Joinville em junho de 2013 e já realizou 25 mil atendimentos, de acordo com o coordenador. “São 120 atendimentos por dia aproximadamente, o que é um número elevado. Em São Paulo, por exemplo, são 500 atendimentos”, afirmou. São 14 defensores estaduais atuando em Joinville.
Tribuna Livre
Tribuna Livre é um espaço de 20 minutos no começo das sessões ordinárias das quartas-feiras, que é aberto a entidades legalmente constituídas. A cada sessão, até duas entidades podem se apresentar pelo tempo de 10 minutos cada uma.
Texto: Marina Bosio / Foto: Sabrina Seibel