Na Tribuna Livre desta quarta-feira (22) dois assuntos foram tratados. O padre Ivanor Macieski falou sobre a realização em Joinville do 10º Mutirão Nacional de Comunicação (Muticom). Já a coordenadora do Grupo de Apoio de Hipertensão Pulmonar de Joinville (GAHP), Rosimeri Haak, pediu apoio aos vereadores na cobrança dos medicamentos necessários ao tratamento da doença.

Hipertensão Pulmonar

A coordenadora do GAHP afirmou que a hipertensão pulmonar é uma doença grave que faz com que os pacientes tenham dificuldades para respirar, desmaios, entre outros sintomas. O GAHP de Joinville, segundo ela, dá apoio aos pacientes e suas famílias, com encontros todo primeiro domingo do mês na Univille unidade Centro. O GAHP conta com apoio de voluntários, estudantes e professores das universidades de Joinville.

Segundo ela, a maior luta atualmente é contra a falta de medicamentos, cuja distribuição é de responsabilidade do estado de Santa Catarina. “Pedimos a Câmara de Vereadores nos ajudem a cobrar que os medicamentos para o tratamento da doença sejam disponibilizados em dia aos pacientes. Cada mês sem os remédios representa abreviação no tempo de vida”, afirmou.

10º Muticom

O 10º Mutirão Nacional de Comunicação, realizado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), vai acontecer em Joinville de 16 a 20 de agosto de 2017. O tema deste ano é “Educar para a Comunicação” e tem como objetivo o entendimento da comunicação como instrumento para evangelização.

De acordo com o padre Ivanor Macieski,o secretário de Comunicação do Vaticano, Monsenho Dário Vigano, já confirmou presença no evento, e vai falar sobre a comunicação na visão do Papa Francisco.

Ainda de acordo com Ivanor, o evento não é apenas voltado para a comunidade católica, mas sim a toda a sociedade, incluindo estudantes e profissionais de comunicação. “Vamos refletir a comunicação e fazer uma leitura crítica dos meios de comunicação”.

Texto: Jornalismo CVJ, por Marina Bosio / Foto: Sabrina Seibel

Deixe um comentário