A seis meses das eleições, a troca de legendas dos vereadores, permitida até o último sábado (2), redesenhou o quadro partidário na Câmara de Joinville.

Cinco vereadores mudaram de partido, nas últimas semanas. Maurício Peixer e Roberto Bisoni migraram do PSDB para o PR. Fabio Dalonso deixou o mesmo partido rumo ao PSD. Eleito pelo PT, Lioilson Corrêa se filiou ao PSC. Dorval Pretti, antes no PPS, agora está no PCdoB.

Na tribuna, na sessão ordinária desta segunda (4), Bisoni defendeu o fim dos partidos e a candidatura independente no Brasil.

Outro parlamentar que usou a tribuna para discursar sobre mudanças partidárias foi João Carlos Gonçalves (PMDB). Ele criticou a existência de muitos partidos no País. Segundo o vereador, apenas dois partidos seriam suficientes para as disputas eleitorais, como acontece no bipartidarismo.

Ao Canal Legislativo, o recém filiado ao PCdoB Dorval Pretti disse não existir ideologia partidária no Brasil atual. Segundo ele, não há comunistas “nem em Joinville, nem em Santa Catarina, nem no Brasil”. O PCdoB se apresenta como socialista.

Quadro partidário

Onze partidos têm representantes na Câmara de Joinville. O PMDB tem a maioria dos vereadores (4), seguido do PSD (3). PR, PSC e PSDB têm dois parlamentares cada. Com apenas um vereador cada estão PDT, PP, PPS, PSOL, PT e PCdoB.

Texto: Jornalismo CVJ, por Carlos Henrique Braga, com informações de Jeferson Luis dos Santos. Arte: Canal Legislativo.

Deixe um comentário