Na Tribuna Livre desta quarta, a Associação dos Bananicultores de Joinville (Asbanville) pediu apoio dos vereadores contra a importação de bananas do Equador. A importação está suspensa no Brasil, mas a Asbanville teme que possa existir nova liberação. O secretário da associação, Paulo Schulz, disse no Plenário que a importação não é benéfica para os produtores brasileiros.
De acordo com Schulz, além de prejudicar o mercado para os produtores brasileiros, as bananas equatorianas podem trazer novas pragas que prejudicariam a plantação nacional. “Já temos um alto custo com a prevenção das pragas que temos aqui, seria pior com a importação”, disse.
Segundo dados do IBGE, a produção de banana dos municípios que compõem a região norte do estado abriga uma área de 12,5 mil hectares. São mais de 90 produtores somente em Joinville. Os principais mercados de destino das bananas deste polo de produção são as grandes cidades de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul.
A Asbanville, entidade constituída em 27 de outubro de 2004, conta atualmente com 52 associados com produção livre de pragas.
A Tribuna Livre
Conforme o Regimento Interno da Câmara, nas sessões ordinárias realizadas às quartas-feiras, após o término do pequeno expediente, há destinação de um tempo máximo de vinte minutos para a Tribuna Livre.
Na Tribuna Livre poderão fazer uso da palavra até dois representantes de entidades legalmente constituídas, inscritas mediante ofício fundamentado ao Presidente da Câmara, com antecedência mínima de vinte e quatro horas, respeitando o cronograma existente, podendo, cada um, utilizar o tempo máximo de dez minutos.