Vereadores usaram a tribuna hoje (12) para falar sobre o funcionamento da castração universal de cães e gatos, que deve atender 25 animais gratuitamente todo mês, a pavimentação da Rua dos Suiços, e outros temas. Veja três destaques.
A vereadora Ana Rita Negrini Hermes (Pros) explicou na palavra livre da sessão de hoje (12) o funcionamento da castração universal de cães e gatos. A matéria aprovada em julho do ano passado pela Câmara.
A cada mês, a Secretaria de Meio Ambiente deve dedicar 25 procedimentos para animais que não estejam na escala de prioridade para o atendimento. O decreto da Prefeitura com a regulamentação foi publicado no último dia 8.
Entre os animais listados para receber o procedimento, a preferência é dada aos abandonados, aos que estão sob cuidado de ONGs de proteção animais e aos que pertencem a famílias de baixa renda.
Até a aprovação da lei, a castração destinada ao público só poderia ser requisitada por famílias de baixa renda.
Fogos
Ainda sobre projetos relacionados à causa animal, o vereador Jaime Evaristo (PSC) destacou a Lei Complementar 525/2019, que restringe o uso de fogos de artifício em áreas próximas de locais que abriguem animais ou nos arredores de parques e áreas verdes. O texto foi sancionado em janeiro deste ano.
Rua dos Suiços
O vereador Fabio Dalonso (PSD) defendeu a pavimentação da rua dos Suíços, no ponto que liga a BR-101 à rua Almirante Jaceguay e recordou a Moção nº 572/2018, que apelava ao governo estadual a reserva de R$ 43 milhões para viabilizar a obra.
O parlamentar ainda destacou na palavra livre as ações de prevenção de deslizamento realizadas em áreas do bairro Costa e Silva.