Na Tribuna Livre da sessão de hoje, o assessor técnico da Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários (Unisol-Brasil), Daniel Tomazoni, falou sobre o funcionamento do Programa Cataforte, do Governo Federal, que vai liberar R$ 327 mil em investimentos para galpões de reciclagem em Joinville.

Segundo Tomazoni, o Cataforte nasceu em 2008 pela luta trabalhadores de galpões de reciclagem e em sua primeira fase visava fortalecer o grupo. “Quem trabalha colhendo e reciclando o lixo era muito marginalizado. Através de capacitação, o grupo se fortaleceu”, afirmou.

De acordo com o assessor técnico, o Programa está agora na terceira fase, que visa fortalecer gerencialmente e profissionalizar os galpões de reciclagem, articular assessoria técnica para que as associações possam comercializar em rede para alcançar a indústria, fazer a inclusão de catadores informais e inseri-los em ambientes de trabalho mais sadios, além de regularizar todos os empreendimentos de separação e reciclagem de lixo.

Daniel Tomazoni afirmou que em Santa Catarina há um comitê estratégico do Programa, abrangendo 11 municípios no estado. “O Cataforte prevê investimentos para redes. Aqui criamos a rede com 11 cidades e a lógica é aproveitar a ligação entre a BR 101 e a BR 470, criando uma logística para comercialização de forma coletiva”, disse. Serão três núcleos: Joinville, Florianópolis e Itajaí. Os investimentos do Programa, segundo o assessor, num total de R$ 327 mil para Joinville, serão usados para aquisição de equipamentos como empilhadeiras, prensas e esteiras.

Foto de Sabrina Seibel

 

Deixe um comentário