Chico Zermiani (PSB) tomou posse como vereador na sessão desta segunda-feira (6). Ele é o segundo suplente da vaga ocupada por Rodrigo Coelho, do mesmo partido, que licenciou-se até 7 de outubro para tratar de assuntos pessoais. O novo vereador é empresário, tem 58 anos, mora no bairro Vila Nova, e teve pouco mais de três mil votos nas eleições de 2016.
Zermiani é o quarto suplente a tomar posse nos últimos dias. Antes dele, a vaga de Coelho fora ocupada por Iracema do Retalho, empossada na última quarta (1º), e licenciada no dia seguinte, também para tratar de assuntos pessoais. Os outros são Henrique Deckmann, substituto de Rodrigo Fachini, ambos do MDB, e Cassiano Ucker (PTB), suplente de Ana Rita Negrini Hermes (PROS), licenciada para tratar da saúde até 2 de setembro.
Odir Nunes (PSDB) anunciou na semana passada que também vai se licenciar por 60 dias, dando lugar a dois suplentes nesse período, mas ainda não oficializou a saída.
Mudanças nas licenças
Dois projetos que mudam regras para licenças na Câmara tiveram Jaime Evaristo (PSC) escolhido relator hoje em Legislação. Coassinada por 16 vereadores, as Proposta de Emenda à Lei Orgânica 6/2017 e o Projeto de Resolução 18/2017 permitem ao suplente declarar por escrito que está impossibilitado de assumir o mandato por motivos de saúde. Dessa forma, o suplente não precisaria tomar posse e renunciar, gerando custos à CVJ.
A intenção é “coibir a utilização de licenças médicas para a realização de uma espécie de ‘rodízio de suplentes’, que acaba por onerar esta casa de leis”, informa o texto da proposta de número 6.
Consta ainda nas propostas a concessão de licença por paternidade de 20 dias, válida também para filhos adotivos de até 12 anos.
Reportagem de Carlos Henrique Braga, com edição de Felipe Faria e foto de Nilson Bastian.