Projeto que agiliza o serviço de proteção animal foi aprovado na sessão de ontem, em segunda votação. De acordo com o texto do PL 360/2011, de autoria do vereador Adilson Mariano (PSOL), o que ocorre é uma mudança no Programa de Proteção Animal para que organizações não governamentais (ONGs) possam levar animais que tenham sofrido maus tratos diretamente ao Centro de Bem-Estar Animal de Joinville (CBEA) sem a apresentação de um Boletim de Ocorrência ou de denúncia na Ouvidoria do município.
A alteração reconhece a obrigatoriedade do serviço do CBEA. “Agora eles são obrigados a receber esses animais sem essa burocracia, o que deixa o trabalho bem melhor”, explica Adilson. Proposta agora passa por sanção ou veto do prefeito.
Semana de Proteção
Durante a sessão também foi aprovada a Semana de Proteção aos Animais, projeto de autoria do vereador Maycon Cesar (PSDB). A semana entrará para o calendário oficial da cidade e tem como objetivo fazer as secretarias municipais da Educação, da Saúde e do Meio Ambiente trabalhar para a conscientização de alunos e professores da rede municipal de educação a partir da Declaração Universal dos Direitos do Animal e dos Mandamentos da Posse Responsável de Cães e Gatos.
Texto: Jornalismo CVJ, por Carolina Manske, estagiária / Supervisão: Marina Bosio / Revisão e edição: Sidney Azevedo / Foto: Daniel Tonet