Um dos vereadores mais perseguidos de Joinville, o ex-vereador Ulisses Tavares Lopes, esteve nesta terça-feira (2) na Câmara de Vereadores de Joinville. Ele fez uma visita ao presidente do Legislativo, vereador Rodrigo Fachini, e acompanhou a sessão ordinária. Os elogios ao ex-parlamentar partiram de todos os demais vereadores presentes na sessão. Todos enalteceram a postura firme sempre adotada por Ulisses.

Quando foi eleito vereador pela primeira vez, em 1966, Ulisses tinha apenas 19 anos e por isso não pôde assumir. Na época, a legislação exigia idade mínima de 21 anos. Ele conseguiu parecer judicial para assumir o cargo, em 1968. Foi reeleito na legislatura seguinte. Anos depois foi cassado politicamente nos tempos da ditadura militar e chegou a fugir com a família para São Paulo, onde viveu por 35 anos.

A política está no sangue desta família. Enquanto Ulisses estava em São Paulo, seu irmão Aderbal Tavares Lopes foi eleito vereador, tornando-se presidente da Câmara de Veradores, no período de 1975/1976. Em seguida, Aderbal tornou-se deputado estadual pelo MDB, de 1979 a 1983.

Foto de Sabrina Seibel

Deixe um comentário