A moção, que foi sugerida pelo vereador Cláudio Aragão (MDB) e assinada por todos os vereadores, é resultado de reunião realizada ontem com o prefeito Adriano Silva (Novo). Na ocasião, o prefeito e o secretário municipal da Saúde, Jean Rodrigues da Silva, informaram aos parlamentares que a ativação dos 18 leitos com estruturas já prontas no Hospital Regional contribuiria consideravelmente para o atendimento na rede pública da cidade.
O espaço está pronto, já com equipamentos, mas faltam recursos humanos. A necessidade imediata seria de contratação de médicos e demais profissionais de saúde. Hoje a cidade tem 164 leitos de UTI exclusivamente para a Covid-19. Deste total, 90 são da rede pública, sendo que 81 estão ocupados. Para adultos restam apenas quatro leitos de UTI.
“Mais 18 leitos contribuiriam consideravelmente com nossa rede de enfrentamento à pandemia. É um apelo que nós fazemos, que sejam contratados médicos para ativar esses 18 leitos, ainda mais na situação em que nos encontramos”, disse o presidente da Câmara, vereador Maurício Peixer (PL).
O vereador Cassiano Ucker (Cidadania), que é médico, defendeu veementemente a ativação dos leitos no Hospital Regional. “Essa moção veio de uma necessidade urgente, para suprir uma demanda de nossa cidade. Precisamos também de médicos para atender a porta do pronto-socorro”, avalia o parlamentar.
Já o vereador Cláudio Aragão (MDB) defende a ida da Comissão de Saúde e de mais alguns vereadores a Florianópolis, para que, juntos, sensibilizem o governador. Hoje a Secretaria da Saúde de Joinville confirmou 57.395 casos de coronavírus em Joinville desde o início da pandemia. Os recuperados agora somam 53.846 e, dos confirmados, 163 estão internados, 2.698 em isolamento domiciliar e 688 perderam a vida.
- Texto
- Josi Tromm
- Foto
- Freepik.com
- Edição
- Felipe Faria