Ameaças de morte foram direcionadas a Alisson Julio (Novo) e Ana Lúcia Martins (PT). Os ataques a Ana, primeira vereadora negra eleita em Joinville, começaram ainda antes da divulgação dos resultados. Alisson prestou solidariedade a Ana e pediu o fim das mensagens preconceituosas.
Primeiro cadeirante eleito vereador em Joinville, Alisson recebeu ataques preconceituosos por e-mail neste domingo (22). Alisson foi diagnosticado com atrofia muscular espinhal (AME) ainda na infância. Ele recebeu a solidariedade de Ana Lúcia.
A investigação iniciada a partir da denúncia de Ana Lúcia à Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso (DPCAMI) da Polícia Civil chegou a um suspeito no domingo. Outra investigação iniciada a partir de denúncia de Alisson e seu partido ainda está em andamento.
Referindo-se a este trabalho da Polícia, o vereador Richard Harrison (MDB) pediu que as instituições punam os responsáveis pelas ameaças e pediu que seja rápida a transformação da instrução em processo. Para Harrison, que é policial militar aposentado, “é visível o dolo” do autor das ameaças à medida que altera a localização do seu IP (internet protocol) para outra cidade.
Para o vereador, as ameaças de morte refletem falta de capacidade de convivência com a diferença. “É através da pluralidade de ideias, do que é diferente, que vamos conseguir construir o que é melhor para a nossa sociedade e construir nesse processo coletivo um caminho diferente para os joinvilenses, os catarinenses e todos os brasileiros”, afirmou Harrison.
Ainda na sessão de hoje, Iracema do Retalho (PSDB) também pediu respeito aos vereadores. O vereador Odir Nunes (PSDB), que afirmou que ameaças à democracia começam com ataques ao Poder Legislativo.
O vereador Lioilson Corrêa (PSC) também repudiou os ataques e comentou que se surpreende ao observar “o quanto a ciência avançou, mas o quanto ainda é preciso evoluir no respeito ao ser humano”. Corrêa pediu que nas casas e nas diversas associações existentes na sociedade joinvilense haja compromisso para se combater o racismo e o preconceito contra pessoas com deficiência.
Em sessão da semana passada, alguns vereadores já se manifestaram sobre as ameaças direcionadas à vereadora eleita Ana Lúcia. Repudiaram os ataques e pediram punição aos responsáveis os vereadores Adilson Girardi (MDB) e Maurício Peixer (PL), além do presidente a Casa, Claudio Aragão (MDB). Eles também prestaram solidariedade à Ana Lúcia na ocasião.