A Câmara de Vereadores de Joinville entra em recesso parlamentar a partir deste sábado (18), até o próximo dia 31 de julho. Esse período está previsto no parágrafo terceiro do artigo sétimo do Regimento Interno. No entanto, ficam suspensas apenas as sessões ordinárias e as reuniões das comissões técnicas permanentes. As demais atividades ocorrem normalmente e todos os servidores continuam suas atividades diárias.
Neste período os vereadores realizam atendimentos à comunidade em seus gabinetes, fazem reuniões nos bairros, planejam novos projetos de lei e outras propostas a serem apresentadas no Legislativo Municipal nos próximos meses. O recesso também serve para que os servidores efetivos da Casa possam planejar o segundo semestre. Nestes dias os funcionários da consultoria jurídica e legislativa reorganizam os projetos apresentados pelos vereadores e trabalham nas propostas que precisam de uma análise mais criteriosa.
As demais diretorias e seus respectivos setores também aproveitam para organizar suas atividades. Se houver necessidade de debater alguma proposta ou surgir demanda emergencial, o presidente da Câmara, Rodrigo Fachini, ou o prefeito de Joinville, Udo Döhler, podem pedir reunião ou sessão extraordinária. Não há remuneração adicional para as sessões extras, conforme previsto no parágrafo terceiro do artigo 241 do Regimento Interno.