O prefeito em exercício Nelson Coelho apresentou à Câmara de Vereadores, nesta terça-feira (02), o Plano de Metas da Gestão 2017 -2020. É a primeira vez que um prefeito apresenta o Plano de Metas, já que essa exigência se tornou obrigatória com a Emenda à Lei Orgânica nº 22, de 22 de abril de 2015.
O plano de metas prevê as ações nas áreas de saneamento, assistência social, cultura, desenvolvimento econômico, educação, esporte e lazer, gestão pública, habitação, infraestrutura, meio ambiente, planejamento urbano, saúde, segurança pública e turismo.
O prefeito em exercício afirmou que a Câmara de Vereadores tem muito a ajudar no cumprimento do Plano de Metas. “Esse é o compromisso firmado com Joinville, e os vereadores com certeza vão contribuir fiscalizando o cumprimento dessas ações”, disse.
Entre as ações previstas no Plano de Metas estão duplicar a capacidade nominal de tratamento de água na Estação do Cubatão; criar o Cartão Social para que a população usuária da Assistência Social tenha acesso a benefícios eventuais, como em casos de catástrofes climáticas; dar continuidade à expansão da oferta de vagas da Educação Infantil; implantar o Plano Habitacional de Interesse Social; entregar a nova UTI e Centro Cirúrgico do Hospital Municipal São José; entregar o PA Sul ampliado e revitalizado; viabilizar a construção da ponte entre os bairros Adhemar Garcia e Boa Vista; entre outras.
Plano de Metas
Essa obrigatoriedade de documento para tornar claras as propostas de campanha que devem ser realizadas pela Prefeitura ao longo do mandato foi aprovada na Câmara de Vereadores em 2015. A finalidade do Plano de Metas é evitar que ocorra o chamado estelionato eleitoral, isto é, o não cumprimento das promessas de campanha.
Texto: Jornalismo CVJ, por Marina Bosio / Foto: Sabrina Seibel