A Câmara de Vereadores de Joinville realizou hoje (14) a aula inaugural do Curso Especial de Língua Brasileira de Sinais (Libras) para profissionais do Hospital Regional Hans Dieter Schmidt. O objetivo do curso é capacitar os profissionais de saúde para a prática da conversação com surdos.
Para o presidente do Instituto Joinvilense de Assistência ao Surdo (Ijas), Jackson Silva, a Câmara de Vereadores tem se tornado acessível aos surdos desde que começou a promover cursos de Libras e traduzir as sessões para a língua de sinais. “Infelizmente em muitos lugares esse acesso ainda não é possível e por isso os surdos quase não recebem informação”, afirmou.
A diretora do Hospital Regional, Tânia Eberhardt, destacou que a Libras é a segunda língua oficial do Brasil. “O Hospital Hans Dieter Schmidt está se tornando o primeiro hospital bilíngue do país. Queremos que todos os funcionários estejam adaptados a isso para podermos atender bem os surdos”, disse.
A professora de Libras Rute Souza destacou a importância dos surdos terem atendimento em Libras. “Eu acompanho diariamente os surdos em várias situações e sei as dificuldades que eles passam. Para serem atendidos com qualidade eles precisam ser entendidos”, destacou.
A aula inaugural foi no Plenário da Câmara, mas as demais aulas do curso serão no Auditório do Hospital Regional, às 18h das quintas-feiras, e serão ministradas pela professora Rute Souza.