Ao longo desse ano, a Escola do Legislativo realizou inúmeros trabalhos com alunos das redes públicas e privadas de Joinville. Agora, é hora de acompanhar o balanço realizado com os resultados obtidos dentro dos programas Conhecendo o Legislativo, Legislativo vai à Escola, Câmara Mirim, Prêmio Jovem Autor e curso de Libras.

Prêmio Jovem Autor

O Jovem Autor é um concurso de desenho e redação, que tem por objetivo estimular o pensamento crítico em estudantes dos ensinos fundamental e médio do município, além de fomentar os hábitos da leitura, escrita e a criatividade. Realizado anualmente pela Câmara de Vereadores de Joinville, por meio da Escola do Legislativo, o concurso de redação e desenho foi instituído pela resolução 14/2013, de autoria do vereador Rodrigo Fachini.

O concurso tem cinco categorias, de acordo com a idade dos participantes e foi realizado em duas etapas. A primeira foi a fase escolar, em que as escolas formaram uma comissão para selecionar entre os seus alunos quais textos/desenhos seriam enviados para a segunda etapa, que é a fase municipal, na qual os trabalhos previamente selecionados pelas escolas foram avaliados por uma comissão independente designada pela Escola do Legislativo da Câmara de Vereadores.

Em 2016 o tema foi “O uso consciente da energia para preservar o planeta”. Ao todo foram 57 unidades escolares participantes e 10.086 trabalhos inscritos nas cinco categorias disponíveis:

3024 trabalhos na categoria desenho (6 a 8 anos)

1600 trabalhos na categoria Carta (9 a 10 anos)

1626 trabalhos na categoria Poema (11 a 12 anos)

1645 trabalhos na categoria Crônica (13 a 14 anos)

2191 trabalhos na categoria Artigo de Opinião (15 a 17 anos)

A entrega das premiações foi realizada no dia 27 de outubro. Os 15 alunos finalistas do Prêmio Jovem Autor 2016 foram premiados em Sessão Solene no Plenário da Câmara.

Curso de Libras

Este ano foram 120 inscritos para participar do curso gratuito de Libras. Divididos entre duas turmas de terça-feira e sexta-feira, os alunos realizaram mais de 120 horas de aulas de capacitação da Língua Brasileira de Sinais. No final, foram expedidos 21 certificados de conclusão para os formandos. Além de ser ofertado gratuitamente, o curso estimula muitos profissionais a aprenderem a falar em Libras e melhorar a comunicação com surdos e mudos.

De acordo com o presidente da Escola do Legislativo, Levi Rioschi (Sem Partido) não foi só esse ano que o curso se destacou. No ano passado, a formatura de médicos, enfermeiros e demais profissionais também foi de grande serventia para a população. “O curso de libras também ajudou a formar 120 profissionais do Hospital Regional, que hoje estão aptos para realizar o atendimento de pacientes surdos e mudos”.

Câmara Mirim

Este foi o ano da 13ª legislatura da Câmara Mirim, projeto que traz alunos de escolas públicas e particulares como pequenos vereadores. Ao longo do ano eles votam projetos, apresentam moções, realizam atividades legislativas e aprendem sobre o funcionamento de um Câmara de verdade. Em 2016 foram 27 escolas inscritas para participar do sorteio que definiria os mirins.

Os 18 vereadores sorteados compuseram a legislatura. Apenas 39% dos vereadores eram do sexo masculino, o que surpreendeu a Escola do Legislativo pela força feminina interessada por política nas escolas do município. Dos participantes, 83% eram de escolas públicas e apenas 17% de particulares. Ao todo foram 7 sessões ordinárias e 12 outras atividades complementares realizadas pelos mirins. No final do mandato, os vereadores concluíram 41 indicações, 16 moções, 17 projetos de lei e 1 abaixo assinado.

Uma nova legislatura irá se iniciar em 2017. O vereador Levi Rioschi comentou sobre as conquistas realizadas pelos mirins ao longo do ano. “Os mirins tiveram grandes conquistas, cursos de oratória, visita a Câmaras de outras cidades do estado e apresentação de projetos e moções. Foi um ótimo ano para a Escola do Legislativo”.

Legislativo Vai à Escola

De fevereiro a novembro foram 19 escolas visitadas pelo programa Legislativo vai à Escola. Com a visita nas escolas, os alunos podem realizar atividades que auxiliam a compreensão dos poderes legislativo, federal e estadual. Foram feitas ao todo 80 atividades, as quais houve participação de 2049 alunos.

Conhecendo o Legislativo

Após as escolas serem visitadas pelo “Legislativo vai à Escola”, foi a vez dos estudantes conhecerem o legislativo de Joinville. As visitas ocorreram entre agosto e dezembro deste ano e contaram com 755 alunos participantes. Nas visitas os alunos podem acompanhar de perto como funciona o trabalho de um vereador e o funcionamento do processo legislativo.

Rioschi também comentou sobre a importância da permanência da Escola do Legislativo para as crianças joinvilenses. “A Escola do Legislativo eu costumo dizer que é o centro de boas notícias da Câmara. Lá foram desenvolvidas excelentes atividades neste 2016. Ela ajuda a esclarecer para alunos do município o que fazem os três poderes nos âmbitos nacional, estadual e municipal. Além disso, forma crianças com visão mais ampla e dá uma aula de cidadania, o que é importante para alunos dessa geração”.

Texto: Jornalismo CVJ por Carolina Manske, estagiária sob supervisão de Carlos Henrique Braga / Edição: Jeferson Luis dos Santos / Fotos: Sabrina Seibel e Nilson Bastian

 

 

Deixe um comentário