Com o objetivo de discutir o processo de transversalização da educação ambiental e dos temas vinculados à sustentabilidade, na dimensão da gestão, do currículo e do espaço físico das instituições de ensino, aconteceu o Seminário de Educação Ambiental. Mais de 250 pessoas marcaram presença durante toda esta quinta-feira (dia 4), no plenário da Câmara de Vereadores de Joinville (CVJ).
A abertura contou com a presença do presidente da Câmara de Vereadores de Joinville, João Carlos Gonçalves; secretário Municipal de Educação, Roque Mattei; presidente da Comissão Técnica de Educação da CVJ, vereador Claudio Aragão; representantes das empresas Embraco e Fundição Tupy; e professores, diretores e especialistas da área de educação ambiental.
A palestra inicial foi ministrada pelo Prof. Dr. José Vicente de Freitas que abordou o tema: “Educação, Sociedade e Sustentabilidade”. Em seguida, aconteceu uma mesa redonda sobre o “Programa Nacional Escolas Sustentáveis: perspectivas e desafios”, contando com as Professoras Doutoras Rosemy da Silva Nascimento e Nelma Baldin e sendo mediado pelo Prof. Dr. José Vicente de Freitas.
Na opinião do secretário Roque Mattei, é preciso viver em um ambiente de equilíbrio e sustentabilidade. “Educação é um processo dinâmico e o debate de temas relevantes, como o da educação ambiental, nos fortalece ainda mais como educadores e cidadãos”, ressaltou Mattei.
“Se não cuidarmos agora, o futuro do planeta ficará comprometido. E nada mais salutar que a conscientização para a preservação dos nossos recursos naturais. Todos nós somos responsáveis pelo meio ambiente”, destacou o presidente João Carlos Gonçalves durante sua fala.
Destaques do evento
Um dos destaques foi a “Árvore dos Sonhos”, onde os participantes podiam deixar recados para o futuro do planeta. Também teve a apresentação musical de um grupo de alunos da Escola Municipal João Bernardino da Silveira Jr, do bairro João Costa.
Além disso, uma exposição com os projetos desenvolvidos pelas escolas e CEIs da Rede Municipal de Ensino foi apresentada aos participantes. O evento foi promovido pelo Núcleo de Educação Ambiental (Neam) da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, com o apoio da Câmara de Vereadores de Joinville.
Educação Ambiental
De acordo com a Política Nacional de Educação Ambiental, Lei Nº 9.795/99, a educação ambiental envolve a promoção de processos pedagógicos que favoreçam a construção de valores sociais, conhecimentos, habilidades e atitude voltadas para a conquista da sustentabilidade socioambiental e a melhoria da qualidade de vida.
Fotos de Sabrina Seibel