Em seis cidades catarinenses já é obrigatório fazer o cadastramento biométrico. Joinville é uma delas. A partir de agora, até as eleições de 2016, todo eleitor da cidade terá de comparecer a um cartório eleitoral para a coleta de dados.
O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) anunciou que aos poucos todas as cidades do Estado terão de se adequar ao sistema. No entanto, até o momento o cadastramento é obrigatório também em Florianópolis, Biguaçu, Palhoça, Santo Amaro da Imperatriz e São José. Os eleitores desses municípios que não se adequarem terão seus títulos cancelados.
Segundo o TRE-SC, de um total de 4.877.333 eleitores catarinenses, 160.105 já teriam sido cadastrados biometricamente até o dia 9 de abril. O número representa 3,28% do eleitorado de Santa Catarina. O objetivo do cadastramento biométrico é tornar as eleições mais seguras na identificação dos eleitores.
Ao fazer o cadastramento, o eleitor precisa levar consigo o comprovante de residência (emitido nos últimos três meses) e título de eleitor. O cartório eleitoral de Joinville fica na rua Jaguaruna, 38, no Centro. O horário de atendimento é das 12h às 19h.