Na atividade lúdica, alunos fazem o papel de vereadores, integrantes de associação de moradores, membros de conselho municipal, além de prefeito e juiz. Alguns estudantes da classe são ainda separados em grupos, que representam bairros da cidade. São então apresentadas situações-problema que os bairros podem sofrer, como demora em obras e falta de merenda escolar. Os alunos têm que buscar soluções, procurando o Legislativo, o Judiciário ou o Executivo através das ferramentas que os cidadãos comuns têm para participar da vida política. No decorrer da atividade, a servidora da CVJ Luana Santos, responsável pelo projeto, ensina os conceitos dos três poderes, das ferramentas legislativas, da cidadania, entre outros.
De acordo com a diretora interina da Escola Municipal Prefeito Nilson Wilson Bender, Maria Aparecida Benarte, a atividade acrescenta conhecimentos. “É um assunto que eles não têm acesso na grade curricular normal, então permite que os estudantes entendam o contexto da política e da cidadania”, afirmou.
Em 2017, 1.874 estudantes participaram do programa Legislativo vai à Escola em 26 escolas de Joinville. Desde 2015, quando iniciou o projeto, 6.346 já participaram das atividades. Para que sua escola participe do Legislativo vai à Escola, você pode entrar em contato com a Escola do Legislativo da CVJ pelo e-mail escola.legislativo@cvj.sc.gov.br ou pelo telefone 2101 3255.
Texto: Jornalismo CVJ, por Marina Bosio / Foto: Nilson Bastian