A Comissão de Educação fez ontem (14) reunião com a população na Associação de Moradores do bairro Escolinha. A principal reivindicação dos moradores do bairro é o aumento do número de vagas em Centros de Educação Infantil (CEIs) e em escolas de ensino fundamental. Eles pedem a ampliação do CEI Eliane Kruger e das escolas municipais de ensino fundamental Pauline Parucker e Professor Orestes Guimarães.
De acordo com a população, a demanda por vagas aumentou depois da inauguração do conjunto habitacional Trentino, em março de 2012. Na época da implantação, segundo a Prefeitura, o conjunto habitacional era o maior empreendimento do Minha Casa, Minha Vida em Santa Catarina, com 784 apartamentos.
A síndica do conjunto habitacional Trentino, Nilsa Martins, afirmou que quando ele foi inaugurado houve a promessa de que CEIs e escolas seriam construídas próximo ao condomínio. “Já estamos há dois anos nessa luta. Havia uma verba de quase R$ 2 milhões da Caixa Econômica para isso, mas tivemos a informação de que prazo para que ela seja usada está acabando”, disse.
Para o morador João Luiz Nicolau, as reformas nas escolas municipais Professor Orestes Guimarães e Paulino Parucker precisam ser amplas. “Tem coisas que estão caindo aos pedaços nas duas e a [Escola] Professor Orestes Guimarães precisa de mais salas. O CEI [Eliane Kruger] continua do mesmo tamanho há 15 anos e a população deve ter triplicado nesse período”, afirmou.
Reformas e novos CEIs
O secretário de Educação, Roque Mattei, afirmou que a reforma da Escola Municipal Professor Orestes Guimarães, em que serão investidos R$ 1,3 milhão, já está em andamento.
Ainda segundo Mattei, estão em processo licitatório os projetos de reforma da Escola Municipal Pauline Parucker e do CEI Eliane Kruger. “Na Pauline Parucker, vai ser uma ampliação grande. Serão mais de dez salas de aula, além de biblioteca, auditórios e laboratórios. É importante que as escolas tenham equipamentos e não apenas salas de aula”, afirmou o secretário.
Roque Mattei afirmou que a reforma do CEI Eliane Kruger também está em processo licitatório. O secretário disse ainda que está prevista a construção de dois CEIs novos na região. Um deles, segundo Mattei, será construído com recurso da Caixa Econômica (comentado pela síndica do conjunto habitacional Trentino). “Estamos apenas resolvendo questões relativas ao terreno. O outro será localizado entre o Trentino e a Escola Municipal Lacy Flores”, afirmou.
De acordo com a gerente de obras e manutenção da Secretaria de Educação, Rosane Mebs, as reformas da Escola Municipal Pauline Parucker e do CEI Eliane Kruger devem começar em dezembro e as obras de construção dos dois novos CEIs devem começar no ano que vem e terminar em 2016.