Uma pesquisa de estudantes de Direito da Anhanguera Educacional, de Joinville, revelou que metade dos 1,2 mil detentos do Presídio Regional cumprem pena por tráfico de drogas – a média nacional é de 29%. O tráfico levou à prisão 68% das mulheres e 49% dos homens.
O estudo foi apresentado nesta quinta (31) no 1º Encontro de Segurança Pública, promovido pela Câmara e parceiros. O evento é uma preparação para a Conferência Municipal de Segurança Pública, prevista para meados do ano que vem. A conferência servirá de base para elaboração do Plano Municipal de Segurança Pública.
Os estudantes concluíram que a promoção de políticas públicas, principalmente para os jovens, como nas áreas de educação e lazer, reduziria a criminalidade. Quanto às mulheres presas por tráfico, muitas cometem delitos por seus parceiros e filhos.
Os vereadores James Schroeder (PDT) e Richard Harrison (MDB) também defenderam o investimento dos governos em políticas públicas. Harrison criticou a máxima popular “bandido bom é bandido morto”.
Estiveram na reunião ainda o vice-prefeito Nelson Coelho, o chefe do Estado Maior da 5ª Região de Polícia, Luiz André Viana; a delegada regional de Polícia Civil, Tânia Harada; e Helder Ferrari, representante da Anhanguera Educacional.