O projeto
Os mirins vão participar mensalmente de uma sessão, sempre na última segunda-feira de cada mês. O funcionamento da sessão em Plenário segue regras semelhantes às das sessões dos vereadores adultos. Nas sessões, os vereadores mirins podem, por exemplo, votar em indicações que sugiram à Prefeitura melhorias nas escolas. Os vereadores mirins têm mandato de um ano. Eles elegem duas mesas diretoras nesse período, uma para cada semestre.
Ao longo do ano, os estudantes também têm, mensalmente, atividades de formação sobre os instrumentos que os vereadores podem usar no dia a dia legislativo, como indicações, moções e projetos de lei. Também estão previstas atividades de fortalecimento de noções de cidadania e visitas à Prefeitura e ao Fórum para conhecer o funcionamento dos outros poderes. Novidade deste ano é a inclusão de roteiros históricos no Centro de Joinville, a partir de parceria da Escola do Legislativo com o setor de Patrimônio Cultural da Prefeitura.
Outra novidade este ano no projeto Câmara Mirim é que ex-vereadores mirins vão auxiliar os atuais no desenvolvimento dos trabalhos. Trata-se do Conselho Legislativo Mirim, regulamentado pelo Decreto Legislativo 36/2017.
Agenda
A próxima atividade do Câmara Mirim é o curso de oratória, que ocorre entre os dias 2 e 4 de abril. No dia 9 de abril os vereadores tomam posse na primeira sessão mirim do ano.
Texto: Jornalismo CVJ / Foto: Nilson Bastian