Voo animal
O drone que sobrevoa Joinville em busca de focos da dengue também poderá ser usado para investigar denúncias de maus tratos a animais. É o que deseja a vereadora Tânia Larson (SD), que prepara um projeto nesse sentido.
A Prefeitura recebe cerca de 50 denúncias por dia de maus tratos, segundo a parlamentar. O drone seria usado para checar a situação dos animais em lugares em que os fiscais estão impedidos de entrar.
Lar temporário
A vereadora Tânia também deve propor a regulamentação do lar temporário, quando animais são mantidos em casas de voluntários até a adoção. Isso acontece porque o Centro de Bem-Estar Animal não consegue abrigar todos os animais abandonados.
A ideia é que a Prefeitura e o cidadão que hospeda o animal assinem um termo que estabelece permanência de até três meses, renováveis. A intenção também é estimular a pessoa a ficar com o animal ou colocá-lo para adoção.
Dois projetos de enfrentamento à violência contra a mulher ganharam relatores na Comissão de Cidadania.
Tânia Larson (SD) vai relatar a proposta de criação da “Semana de Combate ao Assédio a Mulheres no Trânsito”, o PL 50/2018, de Natanael Jordão. Já a relatoria do projeto de lei 53/2018, que institui a “Semana de Combate à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher”, ficou com Rodrigo Fachini (MDB).