O deputado federal e secretário de Comunicação da Câmara dos Deputados, Fábio Schiochet (PSL/SC), assinou hoje (2), na Câmara de Joinville, autorização de sinal aberto em FM para a CVJ, que já tinha autorizada a TV em sinal digital aberto. Ambos os serviços devem entrar no ar no ano que vem, numa parceria com a Câmara dos Deputados e a Assembleia Legislativa de SC (Alesc).
“É uma honra pra mim, como catarinense, e é muito importante essa aproximação da sociedade com o legislativo municipal”, disse Schiochet.
“Quem ganha com isso é o munícipe da nossa cidade”, afirmou o presidente da CVJ, Claudio Aragão (MDB). “A Câmara de Vereadores vai estar mais próxima do joinvilense”, disse.
Schiochet também falou das demandas do Norte do Estado, como a duplicação da BR-280. Aragão lembrou que a sociedade espera, ainda, a instalação de um campus do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) na Zona Sul de Joinville.
TV
A CVJ também se prepara para ter sinal aberto na TV. Em maio de 2016, a Câmara dos Deputados recebeu a consignação do canal digital em Joinville. Assim como na rádio, a consignação é para a Câmara dos Deputados, mas é a Câmara de Vereadores de Joinville que vai operá-la.
O sinal de TV já existe hoje, via cabo, em canal compartilhado na NET com a Alesc. A CVJ TV em sinal aberto digital, a princípio, deve ficar para o segundo semestre de 2020.
Acordos
CVJ e Eletrosul devem firmar acordo para a utilização da estrutura da Eletrosul no alto do Morro da Boa Vista. A manobra deve reduzir custos não apenas para as emissoras da CVJ, mas também às demais emissoras públicas da cidade (Rádio Joinville Cultural 105.1 FM, Rádio Educativa Udesc 91.9 FM e a futura Rádio Educativa do Instituto Federal de Santa Catarina), que não precisarão pagar aluguel de torre e casa-mata para suas antenas e transmissores.