Os vereadores mirins visitaram hoje (05) o Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville. Eles conheceram o Museu do Bombeiro e puderam ver de perto vários veículos e equipamentos que a corporação utiliza. Essa foi uma das visitas culturais programadas no projeto Câmara Mirim.
Veja a galeria de fotos de Daniel Tonet
O vice-presidente da Câmara Mirim, Artur Lúcio dos Santos achou a visita muito interessante. “Vai aumentar nosso conhecimento sobre a cidade e sobre o trabalho que os bombeiros fazem. O que eu mais gostei foi dos equipamentos que eles usam nos resgates, não sabia que existiam tantos”, afirmou.
A vereadora mirim Nathaly Rodrigues Salomão também gostou da visita cultural. “Acho que foi um grande aprendizado, porque muitos de nós não sabíamos direito a importância dos bombeiros para a comunidade”, disse ela. Para ela, o mais interessante foi ver os veículos da corporação. “Também gostei de saber que as crianças e jovens podem participar do projeto Bombeiros Mirins”, acrescentou.
Assim como a Câmara de Vereadores de Joinville tem o Câmara Mirim, o Corpo de Bombeiros Voluntários tem o programa Bombeiro Mirim. São 450 crianças e adolescentes inscritos. O objetivo é fortalecer o conceito de solidariedade e respeito ao próximo entre os jovens.
Câmara Mirim
No projeto Câmara Mirim, alunos de escolas públicas e privadas são eleitos vereadores mirins e podem propor projetos de lei, requerimentos, indicações e moções, da mesma forma que os vereadores fazem. Eles se reúnem nas comissões e em sessão ordinária na última segunda-feira de cada mês.
Mais de 14 mil estudantes votaram na eleição para a Câmara Mirim. O processo foi acompanhado pelo Tribunal Regional Eleitoral.
Visitas Culturais
Estão previstas outras visitas culturais para os vereadores mirins. A próxima será à Câmara Mirim de Gaspar no dia 13 deste mês.
Para o coordenador do projeto câmara Mirim, Claudinei Dias, as visitas culturais enriquecem a experiência das crianças e jovens na Câmara Mirim. “As visitas visam ampliar a formação cultural dos vereadores mirins”.