Na audiência pública que a Câmara de Vereadores de Joinville realizou hoje (15) para discutir o Projeto de Lei 170/2014, que pretendia instituir o Dia do Antigomobilismo, o presidente interino do Antigos de Garagem Car Clube, Michel Ribeiro, sugeriu que não seja instituído apenas um dia, mas sim uma semana inteira dedicada ao antigomobilismo.

Veja a galeria de fotos de Sabrina Seibel

“Como temos vários clubes de carros antigos em Joinville, com uma semana toda em cada dia um clube pode ter uma programação. Assim, por exemplo, teríamos na segunda evento do Clube do Fusca, na terça dos opaleiros, e assim por diante”, explicou.

Os vereadores presentes na audiência pública, Maurício Peixer (PSDB) e Cláudio Aragão (PMDB), concordaram com a proposta. Se aprovado o Projeto, a Semana do Antigmobilismo deve ser então comemorada anualmente na quarta semana do mês de julho. De acordo com o vereador Maurício Peixer, na próxima segunda (20) vai ser apresentada uma emenda ao Projeto de Lei com a alteração. O PL 170/2014 deve ser votado nas Comissões de Legislação e Educação também na segunda e em Plenário, de acordo com Peixer, no dia 27 deste mês.

Para o vereador Cláudio Aragão, o antigomobilismo é cultura. “Esse é um trabalho de educação, isso é conhecimento, isso é cultura. São famílias que se reúnem através do conhecimento de carros antigos”, afirmou. Ele acrescentou: “com a instituição da Semana do Antigomobilismo pode-se fazer um grande evento em Joinville, o que vai trazer renda para a cidade”.

Antigomobilismo

Michel Ribeiro explicou que para ser considerado carro antigo, o veículo deve ter mais de 30 anos de fabricação, mas carros a partir de 20 anos de fabricação já podem participar dos encontros. Os encontros do Antigos de Garagem Car Club acontecem todas as quartas-feiras, às 19h30, na frente da Estação Ferroviária.

O vice-presidente do Clube do Fusca, Josimar Kuelkamp, afirmou que a instituição da Semana do Antigomobilismo vai ser importante. “A grande importância é unir mais ainda os sócios de todos os clubes de carros antigos. O antigomobilismo não é só voltado para o carro, é também para fazer amizade, é companheirismo, é trocar ideias”, afirmou. O Clube do Fusca existe há três anos e se reúne às sextas-feiras à noite também na Estação Ferroviária.

Para o coordenador da Estação da Memória, Valter Fernandes Bustos, antigomobilismo é sinônimo de família. “Uma das coisas que sempre me chamou atenção nos eventos de amantes de carros antigos foi a presença de famílias. E onde tem família tem união, tem responsabilidade, tem educação, tem confiabilidade”, afirmou. Ele destacou também que Joinville tem um grande acervo de carros antigos.

Foto de Sabrina Seibel

Deixe um comentário