A região do Aventureiro discute nesta quinta (28), às 19h30, o projeto da LOT em audiência pública que ocorre na Escola Senador Carlos Gomes de Oliveira, na rua Lauro Schroeder, 777. Em discussão, principalmente, as emendas feitas ao projeto da LOT que trazem mudanças para os bairros Aventureiro, Jardim Iririú, Jardim Paraíso, Jardim Sofia e Vila Cubatão.
As principais mudanças propostas são um novo sistema de faixas viárias nos bairros Aventureiro e Jardim Paraíso e as alterações no potencial construtivo da região. Outros aspectos são a criação de um corredor ecológico para a proteção do Rio do Braço e uma área de expansão urbana próxima ao aeroporto.
Veja algumas das mudanças propostas:
Faixas Viárias
O bairro Aventureiro pode passar a contar com um maior número de faixas viárias (FVs). Faixas viárias são áreas de zoneamento que possuem um número maior de permissões de uso e maior potencial construtivo que as demais áreas do bairro por onde passam. Em geral, as faixas viárias coincidem com as principais vias de transporte do bairro. Elas se estendem 100m para cada lado do eixo da rua por onde passam. Os terrenos que fazem frente para essas ruas podem usar o zoneamento de faixa viária. Elas foram propostas pelos vereadores Manoel Bento (PT).
Confira as FVs do Aventureiro
O bairro Jardim Paraíso também pode contar com mais faixas viárias. Elas foram propostas pelos vereadores Manoel Bento e Mauricinho Soares (PMDB).
Confira as FVs do Paraíso.
Potencial construtivo
Algumas emendas do vereador Manoel Bento preveem mudanças no potencial construtivo da região, com o fim de permitir índices mais elevados.
Confira no infográfico e no mapa as mudanças nos índices do gabarito e do CAL para Aventureiro e região.
Corredor ecológico
O vereador James Schroeder (PDT), propôs um corredor ecológico para proteção do Rio do Braço, que corta a região da Zona Industrial Norte e o bairro Jardim Sofia. De forma menos intensa, a mudança também atinge áreas do bairro Aventureiro e Jardim Paraíso. O corredor avança 100m para cada lado do leito do rio, indo além dos 30m exigidos por lei federal.
Área de expansão urbana
O vereador Mauricinho Soares propôs também a inclusão de uma área de expansão urbana que abrange o aeroporto de Joinville (atualmente em área rural, conforme zoneamento e projeto inicial da LOT). A área está entre os bairros Vila Cubatão e Aventureiro.
Texto: Jornalismo CVJ, por Sidney Azevedo