A lataria impecável vem brilhando pela avenida com o sol da manhã. O ronco dos motores anuncia a chegada dos três possantes em frente à Câmara de Vereadores de Joinville. Estacionados um ao lado do outro, simbolizam uma paixão que passa de geração para geração. O MP Lafer, de 1974, o Miura Saga, de 1987, e o Dodge Lebaron, de 1979, são as preciosidades de Milton Ferreira de Melo, de 60 anos, presidente do Antigos de Garagem Car Club.
E é para esta turma que curte automóveis antigos que a Comissão de Legislação da Câmara promove nesta quarta-feira, dia 15, às 19h30, no auditório da Estação Ferroviária, uma audiência pública para discutir a inclusão do Dia do Antigomobilismo no calendário festivo de Joinville. O projeto de lei é do vereador Cláudio Aragão (PMDB) e propõe o dia 25 de julho como o Dia do Antigomobilismo em Joinville.
A proposta do vereador é estimular e preservar a memória automobilística. Aragão quer promover atividades, como exposições e palestras, como forma de resgatar a história da evolução dos automóveis.
Para Michel Ribeiro, de 28 anos, relações públicas do Antigos de Garagem Car Club, a paixão vem de família e só aumenta. ‘’Coleciono carros antigos há três anos. Participo de seis encontros oficiais por ano em Santa Catarina e no Paraná. É uma paixão que vem de família’’, afirma.
A audiência será aberta a toda a comunidade. O auditório da Estação Ferroviária fica na rua Leite Ribeiro, no Bairro Anita Garibaldi, bem ao lado do Hipermercado Big.