O relator da CPI do Esgoto, Vereador James Schroeder, entregou na tarde de hoje, ao Ministério Público, o relatório final dos trabalhos da Comissão. O documento foi protocolado junto ao promotor de Justiça Substituto, vinculado à Procuradoria da Moralidade Administrativa, em Joinville, Dr. Renato Maia de Faria.
“Estamos protocolando o relatório e apresentando as informações coletadas durante a investigação realizada pelos membros da CPI”, explica o Vereador James Schroeder.
Ele destaca que foram constatadas irregularidades nos contratos da implantação do sistema de saneamento de Joinville, entre eles a pavimentação completa de 23 ruas que receberam investimentos na rede de esgoto.
“O recurso que era para a implantação da rede foi utilizado na pavimentação integral destas vias, mesmo que a obra nestes locais fosse desejável, o recurso não era para este determinado fim”, expõe Schroeder. Além disso, ele é enfático em dizer que o relatório da CPI não foi “engavetado” e suas constatações estão sendo encaminhadas aos órgãos responsáveis pelas providências.
Após a entrega do relatório final ao Ministério Público, o órgão irá verificar se instaura um inquérito civil ou então um procedimento para investigar os fatos levantados pela CPI. “Com isso, o Ministério Público terá 30 dias para se posicionar sobre o caso”, argumenta o promotor Dr. Renato Maia de Faria.