Lideranças, autoridades, empresários e imprensa participaram na manhã de hoje do lançamento da campanha “Vote Certo, Vote em Joinville”. O evento aconteceu na Câmara de Vereadores de Joinville.

Apoiam a campanha a Acij, Acomac, Ajorpeme, CDL, Sesi, Justiça Eleitoral, Câmara de Vereadores, Prefeitura e seus órgãos, Bombeiros Voluntários, Escoteiros e outras organizações e instituições que vem se engajando diariamente à iniciativa.

Com o slogan “É fácil! É rápido!”, a campanha foi proposta pelas entidades parceiras e desenvolvida por uma agência de propaganda de Joinville. Além da mídia, que fará a veiculação de outdoors, filmes publicitários e spots de rádio.

O objetivo é de ampliar a representatividade política de Joinville e promover um debate mais amplo e rico, com maior engajamento e maior conscientização para o processo eleitoral. O prazo final para alistamento, para votar em 2014, é o dia 7 de maio.

Além disso, o foco está no aumento do número de eleitores, através do estímulo aos jovens de 16 e 17 para que façam o seu título de eleitor e para que migrantes (pessoas de outras cidades e estados que residem em Joinville) transfiram o título.

Esta campanha terá ações nas escolas públicas e privadas de ensino médio, shoppings centers e redes sociais, para informar e sensibilizar os jovens com direito ao voto, e mutirões em fábricas, condomínios e outros locais de grande concentração de público, para estimular a transferência de título por parte dos migrantes.

“O baixo investimento do Estado e da União, o volume de projetos e obras insuficientes para o atendimento à população e a representação política reduzida, tanto no Executivo quanto no Legislativo, nos levaram a reeditar a campanha, visando contribuir para que Joinville possa retomar sua força política, na mesma proporção da sua força econômica e densidade populacional”, avalia o presidente da ACIJ, Mario Cezar de Aguiar.

O presidente da Câmara de Vereadores de Joinvile, João Carlos Gonçalves, destaca que “cada um fazendo a sua parte, todos nós vamos ganhar mais representatividade nos âmbitos estadual e nacional”.

Na opinião do juiz de Direito, Yhon Tostes, ressalta que “precisamos votar em quem bem conhecemos, acreditamos e que nos propicie a indispensável cobrança por uma atuação político-administrativa honesta e voltada para as reais necessidades de nossa comunidade”.

 

Reedição

A campanha pode ser considerada uma evolução do Vote Certo Vote por Joinville, iniciativa pioneira e vencedora lançada pela ACIJ em 1994 e reeditada nas eleições de 1998 e 2002, com o objetivo de contribuir para que a cidade elegesse um número maior de deputados federais e estaduais, proporcionalmente ao seu potencial de votos e de desenvolvimento social e econômico.

Atualmente, Joinville tem 376 mil eleitores e o objetivo, com a campanha, é ultrapassar os 400 mil aptos ao voto em 5 de outubro de 2014. A Justiça Eleitoral estima que a cidade tenha cerca de 18 mil jovens  na faixa de 16 a 17 anos, para quem o voto é facultativo. Em relação aos migrantes que ainda não votam em Joinville,  estima-se que eles representem 5% do eleitorado, também cerca de 18 mil pessoas.

 

Alistamento Eleitoral

Para obter a primeira via do título eleitoral o cidadão deve comparecer pessoalmente ao cartório eleitoral do seu município portando documento oficial em que esteja registrado o nome dos pais e que comprove sua nacionalidade (RG e certidão de nascimento são exemplos de documentos válidos). São exigidos também um comprovante de residência (conta de água, luz, telefone, etc.) e o comprovante de quitação do serviço militar para homens entre 18 e 45 anos.

Para todo jovem que completar 18 anos até as eleições, o alistamento eleitoral é obrigatório.

 

Transferência e atualização de dados

A transferência do título eleitoral para outro município ou para outro local de votação dentro da própria cidade deve feita no cartório eleitoral. Para isso é exigida a apresentação de um documento oficial com foto e um comprovante de residência. O portador de alguma deficiência ou com mobilidade reduzida (cadeirante) pode solicitar sua transferência para a Seção Eleitoral Especial.

 

 

Mais informações no portal: www.voteemjoinville.com.br

Deixe um comentário