A Comissão de Saúde se reuniu com pacientes de toda a região para discutir a demora do andamento da fila para a realização da cirurgia bariátrica e dermolipectomia, que é a retirada do excesso de pele, nesta quarta-feira (8). O vereador Pastor Ascendino Batista (PSD) propôs a discussão.

A Comissão de Saúde questionou a Secretaria de Saúde do Estado em março deste ano sobre esse assunto. A secretária estadual de Saúde, Carmen Zanotto, não veio na reunião da comissão, mas respondeu ao comunicado.

De acordo com Zanotto, a Secretaria Municipal de Saúde inseriu 129 solicitações de cirurgias no sistema integrado que ordena a fila. O tempo médio de espera é de 2 anos para cirurgia bariátrica e de 5 anos para dermolipectomia, que é a cirurgia feita após a bariátrica, para a retirada de pele em excesso.

De 1 a 31 de janeiro de 2023, 66 solicitações foram inseridas no sistema nacional de regulação, sendo 58 para cirurgia bariátrica e 8 para retirada de pele.

O Hospital Regional Hans Dieter Schmidt é credenciado para realizar esses procedimentos e conta com três médicos para bariátricas e um para dermolipectomias.

Ouça a reportagem completa da Rádio Câmara Joinville 102,3 FM

240228-banner-radio

 

Pastor Ascendino Batista, proponente da discussão/ Mauro Schlieck/CVJ

 

Deixe um comentário