Neste ano, apesar da pandemia, 76 escolas pretendem enviar trabalhos para o Prêmio Jovem Autor. A Escola do Legislativo recebeu 102 inscrições na categoria desenho, 92, na categoria carta, 46, na categoria poema, 50, na categoria crônica, e 22 inscrições na categoria artigo de opinião, somando 312 por estas 76 escolas.
Veja as próximas etapas do concurso:
- 1/6 a 20/8 – Escolas definem, com critérios próprios, os trabalhos que concorrerão na etapa municipal.
- 23/8 a 3/9 – Inscrição dos trabalhos selecionados nas escolas na etapa municipal. A ficha de inscrição está no site Câmara.
- 1/10 a 22/10 – Avaliação e escolha dos trabalhos vencedores pela Comissão de Avaliação e Julgamento. A CVJ fará uma seleção de profissionais para compor a comissão. Serão selecionados cinco profissionais, sendo dois com formação nas áreas específicas para avaliação da categoria desenho, e 3 com formação específica para a avaliação das demais categorias.
- 4/11 – Divulgação dos trabalhos finalistas.
3/12 – Sessão Solene de premiação.
Sobre o Prêmio Jovem Autor
O Prêmio Jovem Autor é dividido cinco categorias: desenho (para alunos do 1º, 2º e 3º anos do fundamental), carta (para alunos 4º e 5º anos do fundamental), poema (para alunos 6º e 7º anos do fundamental), crônica (para alunos do 8º e 9º anos do fundamental) e artigo de opinião (para alunos do ensino médio). O objetivo principal dessa iniciativa é desenvolver hábitos de leitura, de escrita, de criação artística e de pesquisa. Neste ano o tema é: “o lixo e os manguezais”.
Todas as categorias têm como premiação um laptop de 14 polegadas para o primeiro lugar, um tablet de 10 polegadas, para o segundo, e um tablet de oito polegadas, para o terceiro. Na categoria artigo de opinião, exclusivamente, além do laptop, o vencedor também ganha uma viagem cultural a São Paulo. O mesmo prêmio será concedido a todos os professores que orientaram todos os trabalhos vencedores, independentemente da categoria. As escolas dos alunos vencedores, por suas vezes, ganham uma TV de 50 polegadas cada.