A primeira audiência pública da Câmara Mirim lotou a quadra de esportes da Escola Municipal Professora Thereza Mazzolli Hreisemnou, no Jardim Paraíso, na tarde desta quinta-feira (16). Vereadores mirins e convidados falaram sobre a importância do jovem na política. O evento fez parte das comemorações da Semana Nacional da Educação Legislativa.
“O jovem na política é a chave para uma sociedade muito melhor”, disse Leonardo Henrique Patrício, vereador mirim pela Escola Thereza Mazzolli. Para ele, tudo que está no mundo, um dia, foi “conquistado pela política”.
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A audiência foi presidida em conjunto pelo presidente da Escola do Legislativo, que coordena o programa Câmara Mirim, vereador Érico Vinicius (Novo), e pela presidente da Câmara Mirim, a estudante Maria Clara Paz Stedille, da Escola Municipal Sadalla Amin Ghanem, no Parque Guarani.
“Viemos mostrar para os alunos desta escola que participar da política é importante para ter consciência de suas escolhas, do seu voto”, afirmou Maria Clara.
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Para o presidente da Escola do Legislativo, Érico Vinicius, as escolas do legislativos do país podem mudar os rumos da política, influenciando jovens e servidores públicos. “Ver jovens entrando e entendendo a política é muito gratificante”, disse o vereador.
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Câmara Mirim
A Câmara Mirim foi instituída em 6 de novembro de 2000 pelo Decreto Legislativo Nº 20/00 destinado a promover a interação entre a Câmara de Vereadores de Joinville e a Escola, permitindo ao estudante, compreender o papel do Poder Legislativo dentro do contexto econômico, social e ambiental em que vive, contribuindo assim para a formação da sua cidadania e o entendimento dos aspectos políticos da sociedade brasileira.
O aluno apto a ser vereador mirim deve possuir idade entre 10 anos, completos na data da inscrição da candidatura, e 14 anos completos na data da posse e que estejam cursando entre o 5º ao 7º ano do ensino fundamental da rede de ensino pública e privada do município de Joinville.
A partir de 2013, a Escola do Legislativo, criada por meio da Resolução Nº 07, de 2011, passou a coordenar o programa Câmara Mirim. Esta integração fortaleceu a educação para cidadania e democracia, possibilitando aos alunos ampliar sua experiência e a participação política na comunidade por intermédio da educação legislativa.
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