A Tribuna Livre da Câmara de Vereadores de Joinville desta quarta-feira (5) teve como temas a organização de eventos universitários pelas associações atléticas de Joinville e as reivindicações do setor de eventos da cidade durante a pandemia de Covid-19. Os vereadores repercutiram os pronunciamentos dos representantes dos segmentos e manifestaram apoio a ambos durante a sessão.
Falando pelo segmento de eventos, o empresário Murilo Cesar Schmitz representou a Associação de Joinville e Região da Pequena Micro e Média Empresa (Ajorpeme), para pedir que possam exercer a realização de eventos como casamentos, batizados e outros. Resumiu a primeira reivindicação na frase: “Nos deixem trabalhar”, e afirmou que as empresas do setor têm condições de realizar eventos com segurança.
Um segundo pedido de Schmitz foi por incentivos à atividade, pedindo atenção especial ao setor na tramitação do Projeto de Lei 55/2021, que propõe a criação de um programa de microfinanças, por parte da Prefeitura, para empresas de micro, pequeno e médio porte. A proposta, que é de autoria da própria Prefeitura, está sob relatoria do vereador Brandel Júnior (Podemos) na Comissão de Legislação. Durante a palavra livre, o vereador Lucas Souza (PDT), defendeu uma emenda visando atender às demandas do setor de eventos.
Por fim, Schmitz pediu que os decretos sobre a atividade sejam mais claros, destacando que nem todos os envolvidos no setor têm formação em Direito, de fotógrafos a garçons, passando por produtores de vídeo e organizadores de eventos em geral, e acabam tendo dúvidas sobre o que pode ou não ser feito. “Nós somos os principais fiscais do nosso próprio trabalho”, destacou, deixando claro que “não minizamos o impacto da pandemia” e que fazem uso de todos os EPIs necessários para evitar contaminação.
Em 12 de abril, a Ajorpeme enviou uma solicitação ao governo estadual para a retomada parcial das atividades, com sugestões de ações que permitiriam o retorno das atividades. O Palácio Barriga-Verde atendeu a parte das reivindicações em decreto que entrou em vigor no dia 1º de maio.
A realização de eventos sociais (casamentos, aniversários, jantares, bodas, formaturas, batizados etc.) podem ser realizados das 6h às 23h nas áreas consideradas graves ou gravíssimas, desde que obedecida a Portaria 455 da Secretaria Estadual de Saúde. A Prefeitura seguiu as mesmas regras em decreto adotado em 3 de maio.
A Tribuna Livre também foi ocupada pelo presidente da Liga das Atléticas de Joinville (Laje) Rafael Borges, que apresentou o trabalho da instituição na organização de jogos universitários que reúnem estudantes de cursos superiores da cidade. Segundo Rafael, pelo menos três mil pessoas circulam pelo principal evento liderado pela associação, o Interlaje, que ocorre nos finais de semana do mês de agosto.
Borges defendeu os jogos como um meio de integração dos estudantes, tanto os de Joinville quanto os que vêm de outros municípios para estudar na cidade, e como forma de socialização e melhoria da qualidade de saúde mental dos universitários.
A Laje também apresentou aos vereadores um vídeo promocional dos últimos jogos, realizados em 2019. Já em 2020, observou Borges, a realização dos encontros ficou prejudicada pela pandemia de Covid-19, embora a instituição mantenha otimismo de retomá-los o quanto antes.
Entre os vereadores, Diego Machado (PSDB) destacou que, quando estudava na Anhanguera, teve o desejo de montar uma associação atlética na instituição, mas que as condições na ocasião não permitiram a realização da ideia. Machado desejou sucesso à instituição. Também o vereador Cassiano Ucker (Cidadania) observou que já organizou eventos como esses.
Tribuna Livre
A Tribuna Livre é um espaço de 20 minutos no começo das sessões ordinárias das quartas-feiras, que é aberto a entidades legalmente constituídas. A cada sessão, até duas entidades podem se apresentar pelo tempo de 10 minutos cada uma. Veja mais detalhes de como participar.