A queda expressiva de 98,94% dos casos de dengue em Joinville foi um dos destaques da prestação de contas da Secretaria de Saúde, realizada pela pasta na reunião desta quarta-feira (21) na Comissão de Saúde. O índice se refere aos primeiros quatro meses do ano em comparação com o mesmo período de 2024.

Entre os meses de janeiro e abril de 2025, Joinville registrou 622 casos de dengue e nenhuma morte. Já no ano passado, no mesmo período do ano, foram registrados 58.322 casos de dengue e 66 óbitos pela doença. A diretora de Políticas em Saúde, Aline Berkenbrock, atribuiu o resultado a vários fatores, como a conscientização da população, visitas domiciliares dos agentes de endemias e ao ciclo natural de baixa transmissão da doença.

O destaque negativo apresentado pela pasta foi a persistência da alta taxa de absenteísmo nas consultas agendadas na rede pública. Conforme dados da secretaria, o índice de faltas caiu levemente, de 18,7% para 18,1% no período, o que significa que, em média, dois pacientes a cada dez não comparecem aos agendamentos.

Com relação ao investimento em saúde, a gerente financeira da pasta, Mariana Bergemann, informou que Joinville aplicou 30,39% da receita de impostos e transferências em saúde até abril de 2025, superando os 28,5% do mesmo período em 2024. Ela ressaltou que o mínimo constitucional exigido é de 15%.

Deixe um comentário