Nesta terça-feira (8), a Comissão de Educação recebeu representantes do Departamento de Trânsito (Detrans), da Secretarias de Esporte (Sesporte) e da Universidade da Região de Joinville (Univille) para debater pautas da área esportiva. Os convidados discutiram encaminhamentos para a viabilização de um centro de treinamento de atletismo, sobre o calendário de corridas de rua em Joinville e a ampliação da pista de corrida e caminhada do Parque da Cidade, ao lado da Arena Joinville. Conforme o secretário de Esportes Douglas Steffen, a pista será ampliada nos próximos meses.

Para possibilitar o início da ampliação da pista de caminhada, que hoje conta com aproximadamente 400 metros, Douglas explicou que é necessário a conclusão do campo de beisebol, também nas proximidades da Arena Joinville, um projeto já em andamento pela Sesporte, e da remoção de material decorrente da obra da Ponte Nacar. O secretário afirmou que a obra deve ficar pronta nos próximos meses, mas não deu uma previsão de data. A comissão definiu que voltará a debater o tema em 30 dias.

Corridas de rua

Com relação às provas de corridas de rua, o gerente do Detrans Marcelo Nobre participou do encontro para destacar as ações adotadas pelo município para organizar os eventos. Ele explicou que as medidas visam pacificar os percursos utilizados pelas corridas para conter conflitos entre os esportistas, motoristas e moradores, já que as provas são realizadas no período da manhã dos domingos.

Entre as providências, Marcelo apontou a flexibilização dos horários de atuação dos agentes de trânsito, possibilitando que eles possam dar suporte aos eventos e ainda permitindo que as corridas possam ter início às 6h da manhã no inverno e 6h30 durante o verão. Outro ponto citado pelo gerente foi a criação de cinco circuitos de ruas da cidade, ainda adaptáveis, que podem receber as provas de rua.

Centro de Treinamento

Em continuidade às discussões sobre um centro de treinamento para atletismo em Joinville, tema abordado pela comissão em outras reuniões durante o ano, o secretário Douglas Steffen e o vereador Brandel Junior (PL) divergiram sobre a estratégia para viabilizar o projeto. Enquanto o secretário sugeriu definir inicialmente um apoiador para o projeto e na sequência escolher um terreno que possa abrigar o espaço, Brandel defendeu o inverso, primeiro a escolha do terreno e na sequência a busca pela verba.

A vereadora Vanessa da Rosa (PT) seguiu o raciocínio de Brandel e argumentou que é fundamental ter um estudo dos terrenos que tornem a ideia mais palpável para a busca de emendas parlamentares.

Brandel ainda cobrou que a Sesporte prepare um orçamento do Estudo de Viabilidade do projeto e sugeriu a possibilidade de uma parceria da Prefeitura com a Associação de Municípios do Nordeste de Santa Catarina (Amunesc) para a elaboração do Plano de Viabilidade.

Sem o centro de treinamento, nem mesmo no papel, os vereadores assistiram a apresentação da Univille com relação às ações adotadas, em parceria com a Prefeitura de Joinville, para a manutenção da pista de atletismo da Univille, que na prática funciona como espaço de treinamento para atletas da cidade. A professora Patrícia Magri destacou que recentemente a pista recebeu roçada e que está em cotação a aplicação de pó de brita na pista, além de consertos pontuais e substituições de materiais elétricos e hidráulicos. Conforme Patrícia, o valor global da parceria prevê o investimento de R$ 234 mil por ano na pista de atletismo, em um contrato pode ser renovado por até cinco anos.

A representante da Univille ainda falou que instituição elaborou um projeto, entre os anos de 2021 e 2022, que previa a instalação de pista sintética e reestruturação de arquibancada, com valor superior a R$ 10 milhões. Segundo Patrícia, o projeto não foi viabilizado por conta da Univille não ter encontrado uma possibilidade de receber o investimento público.

Deixe um comentário