Os vereadores que integram a Comissão Especial para examinar as irregularidades que levaram à queda da calçada em frente à Prefeitura, durante o lançamento do Natal Cultural, em 22 de novembro de 2021, definiram nesta segunda-feira (24) presidente, secretário e relator do colegiado, respectivamente. Wilian Tonezi (Patriota), Kiko do Restaurante (PSD) e Alisson Julio (Novo). Completam o grupo Lucas Souza (PDT) e Claudio Aragão (MDB).
Alisson, por ser o mais votado, presidiu a primeira parte da reunião. Após a eleição do presidente, Tonezi assumiu a coordenação dos trabalhos e marcou para quarta-feira (26), às 13h30, a próxima reunião. O objetivo do encontro será o de deliberar as ações seguintes e montar um cronograma de trabalho.
“Esta comissão poderá exercer um papel importante, não só para o que ocorreu naquele dia, mas para toda a cidade, já que aqui existem inúmeras galerias como aquela. Desastres acontecem, mas podem ser prevenidos”, avaliou Tonezi.
Entre os trabalhos a serem definidos ainda nesta semana estão diligências no local do acidente, bem como definir as pessoas que serão ouvidas. Aragão sugere um cronograma de encontros mensais, pela manhã. Mas as datas e horários ainda não foram acertados.
Lucas Souza propõe já solicitar à Prefeitura acesso ao laudo pericial. “É um documento importante para nortear nosso trabalho. Bem como precisamos ouvir a unidade de drenagem da Secretaria de Infraestrutura”, defendeu o vereador. As sugestões serão avaliadas na próxima reunião.
A criação da Comissão Especial foi aprovada ainda em 2021. Compete a uma comissão especial examinar e opinar sobre matéria considerada pelo Plenário como relevante ou excepcional, de acordo com o Regimento Interno. Depois de apresentado seu relatório final, em até 60 dias, a comissão é extinta.